sexta-feira, 8 de julho de 2016

Como Aumentar a Memória e Melhorar o Desempenho Neuronal

Como estimular a memória e melhorar o rendimento neuronal


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), de 5% a 8% da população humana é superdotada. Para quem não compõe essa estatística, existem algumas alternativas para estimular a memória e aumentar o rendimento cerebral.

Escrever com a "mão contrária"


O simples ato de escrever com a "mão contrária", ou seja, com a qual o indivíduo não esteja habituado, faz com que ele ative circuitos neuronais que estimularão células até então inertes.

Palavras-cruzadas e revisão do dia


Realizar jogos de palavras-cruzadas e relembrar fatos que aconteceram durante o dia são boas opções para ajudar a memória. Revisar como foi o dia contribui para estimular a mente. Assim, as pessoas podem se lembrar do que fizeram e com quem conversaram ao longo do período.

Estabelecer associações


Associações são muito usadas para facilitar na memorização. Ao visualizarem torres gêmeas, por exemplo, as pessoas irão se lembrar do ataque ocorrido no dia 11 de setembro, nos Estados Unidos. Estabelecer associações aos conteúdos facilita a recuperação das memórias vinculadas a eles.

Alimentação


Alguns alimentos são ótimos para melhorar a memória e a concentração. Os alimentos integrais, por exemplo, mantém o nível de energia constante durante o dia, o que aumenta o rendimento e a atenção.

Se ao efetuar atividades que requeiram muita atenção, como os estudos ou quaisquer trabalhos intelectuais (ou até operacionais), o indivíduo comer doces em excesso, há maior probabilidade dele sentir sono e indisposição após esse tipo de alimentação.

Texto relacionado: descubra se Optimemory funciona.

Sono e exercício físico


Ter boas noites de sono e praticar exercícios físicos também ajuda a estimular o cérebro. Afinal, é durante o sono que o cérebro se desconecta dos sentidos e, então, a memória começa a ser processada, recuperada e codificada.

Outras dicas


Outras dicas que podem ser usadas para estimular o cérebro são: repetir informações, caprichar na leitura e realizar tarefas diferentes das quais as pessoas estejam acostumadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bomba Peniana: Para que Serve e Como Utilizar

Para que serve a bomba peniana? Quanto o assunto é comprimento do pênis, a maior parte da população brasileira está no intervalo entre 12...